Ácido Kojico: Elimine as Manchas de Pele!

resultados do acido kojico

Ácido Kojico: Elimine as manchas de pele!

 

O aumento das queixas em relação às manchas na pele estimulou pesquisas que investigassem princípios ativos que solucionasse o problema, além de que o mercado cosmético nunca esteve tão em alta.

 

Os ácidos sempre foram utilizados nos mais diversos tratamentos de pele, principalmente por promoverem a redução da produção de melanina no organismo, que o principal causador das manchas.

 

Dentre as descobertas recentes está o Ácido Kojico que é extremamente eficaz e acessível.

 

Ácido Kojico: o que é?

 

O ácido kojico é um tipo de ácido extraído do cogumelo japonês Koji por meio da retirada do seu interior ou pela fermentação, resultando em uma concentração com inúmeros benefícios diretos e diversas aplicações com propriedades de clareamento de manchas e antioxidantes.

 

O ácido kojico se popularizou recentemente no Brasil, no entanto, sua extração se iniciou no começo do século 19.

 

A aplicação principal deste ácido é como despigmentante, já que atua na redução da tirosinase (íons) e por consequência diminui drasticamente a produção da melanina, assim como o ácumulo do pigmento.  Além disso, o ácido kojico possui ação antisséptica e antioxidante que reduz a proliferação de bactérias e diminui o envelhecimento precoce da pele.

 

O ácido kojico age na pele rapidamente, com cerca de 2 a 4 semanas já é possível perceber mudança na pigmentação e na textura da pele. É também considerado um ácido seguro por ser suave e menos irritante do que os similares utilizados para clareamento de manchas.

 

Tem como uma das principais vantagens frente aos demais produtos concorrentes o fato de permitir o uso durante o dia, ser menos irritante à pele e não registrar efeitos colaterais.

 

Para que serve Ácido Kojico?

 

O ácido kojico é muito utilizado para tratamentos de pele, seja no rosto ou no corpo. É possível usar o produto tanto durante o dia quanto à noite, pois não causa fotossensibilização e não oxida (diferentemente de outros ácidos com este fim).

 

O uso do ácido kojico pode ser associado a outros produtos despigmentantes, inclusive outros ácidos.

 

O principal uso do ácido kojico esta no tratamento de manchas na pele, de sinais de envelhecimento, na diminuição de cicatrizes, na diminuição da proliferação de bactérias e no tratamento de infecções fungicidas.

 

Há estudos que mostram a eficácia no uso do ácido kojico para tratar micoses, além do uso em sabonetes e xampus.

 

Vale lembrar que o ácido kojico ainda é indicado para o tratamento de olheiras e ao mesmo tempo previne o surgimento de manchas, não apenas realiza o tratamento das já existentes.

 

Devido a essa vasta possibilidade de utilização do ácido para pele, especialmente rosto, é que o produto está em alta com grande quantidade de pedidos e indicações médicas.

 

Ácido Kojico para o rosto

mulher passando ácido kójico no rosto

 

O ácido kojico é um dos principais ácidos utilizados e recomendados para o rosto, isso porque atua tanto na redução de manchas, quanto no combate ao envelhecimento da pele.  Para usa-lo é possível adquirir um produto que contenha o ácido kojico em sua formulação ou mandar manipular em uma farmácia de confiança.

 

Aqui na Naturefarma disponibilizamos a opção em creme com 50 gramas, seguindo a composição: Ácido Kójico Dipalmitato 4% / Vitamina B3 2%.

É importante frisar que a concentração máxima de ácido kojico é de 5%, quantidades superiores podem causar danos à pele, por isso, evite manipular em locais que não confie ou farmácias não registradas.

Ácido Kojico: benefícios

 

Como mencionado anteriormente, o ácido kojico possui benefícios diversos à pele, dentre os principais estão:

  • Não é fotossensível, pode ser usado em qualquer horário e não causa manchas se exposto à luz, como é o caso de diversos outros ácidos;
  • Não é irritante, por possuir fórmula mais leve que possui menos risco de irritação e pode ser usado até por peles muito sensíveis;
  • Clareia manchas e previne o envelhecimento precoce da pele, evitando o uso de diversos produtos simultaneamente;
  • É antisséptico, evita a proliferação de fungos/ bactérias e diminui espinhas e outras inflamações;
  • Pode ser usado com outros componentes, aumentando a eficácia do tratamento.

 

Ácido Kojico antes e depois

 

O ácido kojico age rapidamente na pele e após pouco tempo de uso já é perceptível seus resultados, veja o antes e depois de alguns casos relatados:

Antes e depois do uso do ácido kojico, clareamento de manchas em pele negra

acido kójico antes e depois

 

Tipos de ácidos

 

Além do ácido kojico, que é o mais recomendado por especialistas, existem outras opções que podem, em alguns casos, ser manipulados.

Existem diversos tipos de ácidos utilizados no tratamento de pele, principalmente na redução de manchas, os mais comuns são:

  • Ácido Fítico: utilizado como antioxidante/ clareador, é extraído de grãos e cereais;
  • Ácido Bórico: utilizado coo antisséptico e adstringente, comum em produtos para peles acneicas;
  • Ácido Fenólico: utilizado em peelings para procedimentos de redução de sinais intensos de envelhecimento, é aplicado na pele com agulhas e necessita de anestesia local;
  • Ácido Hialurônico: é produzido naturalmente pelo organismo, mas após certa idade, a produção natural cai drasticamente e pode ser reposto por cremes e loções;
  • Ácido Málico: utilizado no clareamento de manchas e na diminuição de rugas finas, é extraído da maça;
  • Ácido Tricloroacético: utilizado para remoção da camada superficial da pele e estimulação do crescimento de uma nova camada;
  • Ácido Azeláico: responsável por clarear manchas causadas pela exposição intensa ao sol.

 

Ácidos para tirar manchas escuras do rosto

 

Os principais ácidos utilizados para remoção de manchas escuras do rosto são:

  • Ácido Fítico: é um acido natural e não sintético que atua na inibição da ação da tirosina e por consequência, na diminuição da produção de melanina. Não possui contraindicações.
  • Ácido Alfa Arbutin: é usado como clareador nos casos de hipercromias promovendo o clareamento e unificando o tom da pele;
  • Vitamina C: é utilizada em conjunto com outros ácidos, possui ação clareadora e também ajuda na redução do envelhecimento;
  • Ácido retinóico: é altamente utilizado no tratamento de acne, por possuir propriedades que afinam a pele e aumentam a renovação celular é também eficaz no clareamento de manchas no rosto, mas deve ser combinado com outras substancias para ser efetivo;
  • Ácido Azelaico: possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e despigmentantes; utilizado principalmente no tratamento de manchas causadas pela acne ou manchas menos expressivas. É um dos poucos ácidos que não possuem contraindicações, podendo ser utilizado por grávidas e lactantes;
  • Ácido Mandélico: possui forte ação despigmentante e é utilizado no tratamento de melasma;

Ácido Kojico: cuidados e contraindicações

 

O ácido kojico é um ácido pouco agressivo e natural e não possui contraindicações, mas vale ressaltar a importância de avaliar a necessidade da sua pele para que o tratamento seja de fato eficaz.

O creme pode ser utilizado por grávidas e lactantes, desde que não manifestem reações alérgicas, também, nesses casos, o ideal é ter recomendação/orientação médica antes do uso.

Em relação ao uso do ácido kojico sozinho ou em conjunto com outros ácidos, é importante ter os seguintes cuidados:

  • Filtro solar: como os ácidos deixam a camada superficial mais fina, a pele fica mais sensível à ação dos raios ultravioletas, assim sendo o uso do filtro solar com alto fator de proteção é de extrema importância;
  • Evitar o contato direto com o sol: se pretende ir à praia é melhor esperar para começar o tratamento depois da viagem, ainda mais se for utilizar o ácido kojico com outros ácidos mais fortes;
  • Fazer uma avaliação prévia da sua necessidade: é recomendado procurar um médico dermatologista para que ele auxilie no seu tratamento, principalmente no que se refere às necessidades da sua pele e as concentrações que deverão ser utilizadas;
  • Evitar o uso de derivados da soja: que contenham em sua composição fitoestrógenos, pois podem atenuar as manchas e atrasar o tratamento.

One thought on “Ácido Kojico: Elimine as Manchas de Pele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá! Em que posso ajudar?