Como usar o Minoxidil no cabelo feminino?

Mulher feliz aplicando minoxidil nos cabelos

O Minoxidil é indicado tanto para o tratamento da calvície masculina quanto da feminina.

Porém, o cabelo feminino é maior e mais cheio do que o cabelo masculino, dificultando um pouco mais a aplicação do Minoxidil no couro cabeludo.

Nesse artigo, vamos mostrar as formas de como usar o Minoxidil no cabelo feminino e atingir excelentes resultados.

Como usar Minoxidil – Indicações

O uso do Minoxidil é recomendado para:

  • Melhorar a circulação sanguínea de pacientes com hipertensão
  • Fazer a barba
  • Fazer crescer cabelo mais rápido
  • Engrossar pelos finos
  • Melhorar a aparência geral dos cabelos
  • Ajudar no crescimento da sobrancelha
  • Calvície, conhecida como alopecia androgenética, que atinge mais homens do que mulheres.
  • Falhas no couro cabeludo – Pode ser causada por alergias ou problemas mais sérios.
  • Fortalecimento dos fios – Pessoas que passaram por tratamentos agressivos ou processos químicos que danificaram seriamente os fios, conseguindo fortalecer e garantir mais saúde e boa aparência para os cabelos.

Efeitos colaterais do Minoxidil nas mulheres

Por ser medicamento, o Minoxidil pode gerar efeitos colaterais, por isso deve ser evitado seu uso em gestantes ou nutrizes.

Mulheres na fase da menopausa podem usar o Minoxidil, pois é nesse período que a queda de cabelo fica mais evidente devido à diminuição de estrogênio e aumento da testosterona.

Durante o tratamento com Minoxidil, aumente a hidratação do cabelo, já que ele pode ressacar um pouco os fios.

Ao aplicar o produto, evite que ele escorra para as áreas não afetadas pela queda de cabelo, como o rosto, por exemplo, já que ele pode provocar o crescimento de pelos indesejáveis nessas regiões.

É comum, nas primeiras semanais, a queda de cabelo se acentuar. Ela piora no início do tratamento e depois cessa. Esse efeito colateral não ocorre com todas as pessoas que fazem o uso do medicamento.

Para ter um tratamento contra queda de cabelo eficiente é necessário ter atenção à solução em que será incorporado o Minoxidil.

A dose de 5% da substância é comprovadamente a mais eficaz, mas para uma resposta ao tratamento eficaz, sem agredir o sistema capilar, a solução base indicada é a de TrichoSol sem álcool.

à Minoxidil 5% sem álcool com TrichoSol.

Fatores que causam a queda de cabelos em mulheres

Mulher com queda de cabelo

Há comprovação científica sobre alguns fatores que podem agravar a queda de cabelo nas mulheres, entre eles estão:

  • Altos níveis de estresse
  • Alimentação inadequada
  • Sono inadequado
  • Baixa circulação sanguínea devido ao sedentarismo e com isso baixa oxigenação do sangue no couro cabeludo. Neste fator o Minoxidil atua través do aumenta da circulação sanguínea no couro cabeludo e facilita a chegada de oxigênio e nutrientes à região. Assim os cabelos ficam mais fortes e a quantidade de fios que cai por dia diminui bastante.
  • Fator genético.
  • Excesso de químicas utilizadas nos cabelos.
  • Alguns tipos medicamentos.
  • Depressão grave.
  • Uso excessivo de secadores e chapinhas.
  • Uso de tranças ou apliques pesados, entre outras agressões também podem causar queda excessiva do cabelo.
  • Envelhecimento, conforme a idade avança, os cabelos passam a cair cada vez mais.

 

 

O padrão da calvície das mulheres é diferente do padrão da calvície dos homens.

As mulheres perdem cabelos na cabeça inteira e não em área específica como acontece com os homens. Com isso o cabelo vai ficando ralo.

Por isso, tome cuidado e fique atenta aos sinais de queda de cabelo, já que esse tipo de calvície pode ser menos perceptível.

O ideal é começar a usar o Minoxidil nos primeiros sinais. Além disso, o Minoxidil para mulheres pode ser utilizado nas sobrancelhas, eliminando as falhas, ou até mesmo para engrossá-las.

Ação do Minoxidil na calvície feminina

Esse medicamento é um vasodilatador utilizado, no passado, para o tratamento da hipertensão que possui efeito colateral é estimular o crescimento dos cabelos.

O Minoxidil era comercializado somente em comprimidos, mas passou a ser receitado em forma de loção para ser aplicado diretamente no couro cabeludo, com concentrações que variam entre 2% a 5%.

No início do tratamento acontece uma renovação no ciclo de crescimento dos fios. Os fios que já estão mais “velhos” são eliminados, dando lugar aos fios mais “novos”, espessos e fortes. Justamente por isso que é possível observar um aumento da queda capilar nas primeiras semanas de uso.

Quanto mais cabelos caírem no início do tratamento, maior a quantidade de fios que serão renovados.

Além disso, seu uso não deve ser interrompido de forma abrupta, já que alguns fios, principalmente os mais finos, podem entrar novamente na fase telógena (quando o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno) e cair.

O Minoxidil é um vasodilatador, que auxilia no aumento do crescimento e aumenta a permanência dos fios na fase anágena, e, consequentemente, a espessura e o comprimento dos mesmos.

É importante lembrar que o Minoxidil (tanto na versão 2%, quanto na convencional de 5%) é um medicamento com poucas contraindicações e efeitos colaterais, por isso é de venda livre.

Resultados do Minoxidil para mulheres

Resultado do minoxidil em cabelos femininos

Antes de iniciar o tratamento com minoxidil para queda de cabelo feminino o ideal é fazer uma avaliação clínica completa com seu médico.

Assim como acontece com outros medicamentos, a resposta ao tratamento depende de cada paciente, por isso, pode ser necessário um tratamento inicial por um período de 4 meses antes de o cabelo começar a crescer.

Como aplicar o Minoxidil no cabelo feminino

Para realizar essa aplicação utilize o auxilio de um cotonete ou spray com conta gotas.

É importante que o cabelo esteja limpo e seco. Divida o cabelo em etapas, começando pelo meio da cabeça. Aplique o minoxidil (seis jatos/sprays cada vez).

Massageie o couro cabeludo para conseguir melhor penetração do produto em todo o couro cabeludo.

É importante aplicar a dose suficiente para umedecer o couro cabeludo.

  • Para um tratamento de superfícies amplas do couro cabeludo: use o aplicador com bomba pulverizadora e dosificadora.
  • Para o tratamento de pequenas superfícies ou por baixo do cabelo: use o aplicador com cânula e bocal.

A dose diária recomendada é de 1 ml da solução a cada 12 horas (cada ml corresponde a 6 pulverizações).

É importante respeitar a dose diária independente da extensão da alopecia. A dose máxima recomendada é de 2 ml (12 pulverizações).

O excesso de Minoxidil 5% produz um aumento na intensidade de efeitos colaterais de tipo dermatológicos, principalmente prurido (coceira), secura, irritação cutânea e eczema.

Ao finalizar o uso de Minoxidil recomenda-se lavar as mãos com água abundante para evitar o crescimento de cabelo em áreas não desejadas.

O Minoxidil pode ser usado para substituir o shampoo convencional pelo shampoo com Minoxidil durante as lavagens, sempre utilizando água morna a fria na lavagem.

O efeito contra a queda e restauração do couro cabeludo demora cerca de 1 a 3 meses para ser percebido.

Procure fazer a aplicação do produto uma hora antes de dormir para evitar que saia no travesseiro e atinja regiões do rosto. Ao acordar lave normalmente o cabelo.

Após usar o frasco com Minoxidil volte a tampá-lo e conserve em um local seco, que não esteja em contato direto com a luz solar. Não conservar a uma temperatura superior de 30ºC.

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá! Em que posso ajudar?