Mente Ativa: Como cuidar da cognição com estratégias nutricionais eficientes

A memória e outros processos cognitivos como concentração, atenção e aprendizado diminuem, gradualmente, com o passar dos anos. Contudo recentes pesquisas feitas nas últimas décadas evidenciam que pessoas com altos níveis de estresse e que seguem hábitos de vida inadequados ficam vulneráveis a essa alteração cerebral.

Uma pesquisa realizada pela Drug and Alcohol Dependence (2012) evidenciou que a memória é diretamente afetada em pessoas fumantes, mas que a cessação total do tabagismo pode recuperá-la integralmente com o tempo. Participaram do estudo 27 fumantes, 18 ex-fumantes e 24 pessoas que nunca haviam fumado, realizando tarefas de recordatórios. Os resultados mostraram que 81% das pessoas não tabagistas tiveram um ótimo desempenho no teste de memória, em comparação com 59% dos fumantes. Esse resultado comprova que o fumo pode prejudicar diretamente a memória, a médio e longo prazo, por conta do desequilíbrio cerebral desencadeado pelas toxinas do cigarro.

Outro fator associado à queda da cognição é o alto estresse oxidativo desencadeado pelo acúmulo de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, responsáveis por danificar a membrana celular dos neurônios e prejudicar a transmissão de sinais sinápticos, assim, potencializando a dificuldade de respostas cognitivas.

Manejos nutricionais para “turbinar” o cérebro e promover a mente ativa

A modulação alimentar é uma estratégia inicial para melhorar a cognição. Incluir alimentos fontes de ômega-3, colina, ferro, carboidratos e antioxidantes exógenos é eficaz para favorecer a comunicação neuronal, produzir energia e reduzir o estresse oxidativo cerebral. Peixes, sementes de linhaça, chia, ovos, frutas e legumes íntegros são algumas opções para serem inseridas no cardápio.

Como forma de potencializar os efeitos e garantir resultados mais eficazes na promoção de uma “mente mais ativa”, a Galena® associa dois ativos com potenciais exclusivos na melhora da cognição e minimização do estresse.

Neuravena® para modulação cognitiva

O ativo Neuravena® é um extrato da parte aérea de uma variedade de aveia-verde silvestre (Avena sativa L.) cultivada em condições controladas, que apresenta uma rica composição de compostos bioativos, como avenantramidas, saponinas e flavonoides. Esse extrato combina dois diferentes mecanismos que melhoram a saúde mental e exerce ações exclusivas por conta da sua concentração de fitoquímicos. Tais mecanismos envolvem: inibidor da enzima monoamina-oxidase B (MAO-B) e inibidor da enzima fosfodiesterase 4 (PDE4)

Fonte: http://www.galenanutrition.com.br

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá! Em que posso ajudar?